Emanoele Daiane

Emanoele Daiane da Cruz, que assina Emanoele Daiane, é fotógrafa desde 2015, tendo sido premiada no concurso de Fotos Amadoras de Museus e Paisagens Culturais, promovido pelo Museu Histórico de Mato Grosso, na 14° Semana de Museus.

Graduada em Tecnologia em Fotografia pela Universidade de Cuiabá, produz conteúdos de foto-documentários e atua como Freelancer no fotojornalismo, tendo publicações de pautas em sites nacionais (BBC Brasil, Folha) e regionais (Midia News, Olhar Direto, outros).

Em 2016, participou do projeto 300 é Digoreste, como fotógrafa Still, produzindo o programa em homenagem aos 300 anos de Cuiabá. Em 2017 e 2018, foi expositora do Projeto de Extensão FisicArte. Em 2019, participou da exposição Festas Religiosas de Cuiabá, no Museu de Arte Sacra de Mato Grosso. Em 2021, participou do projeto Quintais em Cuiabá.

Sophia Paiva

Sophia Leitão Pastorello de Paiva, que assina Sophia Paiva, começou a trabalhar com desenho digital durante a pandemia de COVID-19, produzindo ilustrações comissionadas divulgadas pelas redes sociais. Desde então, iniciou projetos de ilustração de livros, como o Aprendendo sobre mim comigo, e outros ainda não publicados. Também ilustrou uma cartilha do coletivo Mulheres Resistem – MT, do qual faz parte, e materiais de divulgação científica.

Além de ilustradora amadora, Sophia é professora de ciências e biologia, cientista e divulgadora científica. Sua principal área de atuação é o estudo e a divulgação do impacto das mudanças de uso da terra para a manutenção de bacias hidrográficas.

Conciliando o trabalho em educação ambiental e o estudo em neurociências e mídias digitais para educação, produz instrumentos de ensino-aprendizagem transdisciplinares, com o intuito de fortalecer a autonomia popular.